top of page
Foto do escritorDanielle Machado

Terapia Cognitivo Comportamental para Crianças e Adolescentes

Atualizado: 24 de mai. de 2024

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica que se concentra em identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que estão causando sofrimento e/ou problemas na vida de uma pessoa. Essa abordagem terapêutica baseia-se na ideia de que nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interconectados.


Como Funciona a TCC para crianças e adolescentes?


O terapeuta começa conversando com o paciente e responsáveis, para entender quais são os problemas e como eles afetam a vida do paciente e da família.

Isso pode incluir medo de ir à escola, dificuldades para fazer amigos, ansiedade ou outras questões do paciente.

Juntos, o terapeuta, a criança/ adolescente e os responsáveis definem objetivos específicos. Por exemplo, se seu filho tem medo de falar em público, um objetivo pode ser ajudá-lo a se sentir mais confiante nessa situação.

O processo de terapia é colaborativo, entre paciente, psicólogo, pais e pode incluir a escola dependendo da necessidade de cada caso.

Feita a entrevista inicial com os responsáveis, o processo com o paciente se constrói a princípio com consultas semanais (respeitando sempre a necessidade específica de cada caso).


Quais são os objetivos da TCC com crianças e adolescentes?


O objetivo da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) com crianças e adolescentes é ajudar esses jovens a identificar e modificar pensamentos, sentimentos e comportamentos disfuncionais. Especificamente, a TCC busca:


1. Desenvolver Habilidades de Enfrentamento:

Ensinar crianças e adolescentes estratégias para lidar com problemas e desafios diários, promovendo resiliência e autoconfiança.

2. Modificar Pensamentos Negativos: Ajudar a identificar pensamentos automáticos e crenças negativas que contribuem para emoções e comportamentos prejudiciais, substituindo-os por pensamentos mais realistas e positivos.

3. Melhorar Habilidades Sociais:

Facilitar o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, essenciais para interações saudáveis e construtivas com os outros.

4. Reduzir Sintomas de Transtornos Psicológicos:

Tratar sintomas de transtornos como ansiedade, depressão, TDAH, transtornos de comportamento, entre outros, promovendo bem-estar emocional e psicológico.

5. Aumentar a Autoconsciência:

Incentivar a autoconsciência e a compreensão de como os pensamentos influenciam sentimentos e comportamentos.

6. Promover a Autonomia e a Autoeficácia:

Ajudar os jovens a se tornarem mais autônomos e a acreditar em sua capacidade de enfrentar desafios e resolver problemas por si mesmos.


Esses objetivos são alcançados através de técnicas e intervenções específicas, como reestruturação cognitiva, treino de habilidades sociais, exposição gradual a situações temidas e atividades de reforço positivo, sempre adaptadas à idade e ao desenvolvimento do jovem.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page